
Sabes a diferença entre upcycling e reciclagem?
Olá, Bluespacer! Como saberás, devido à emergência climática, fala-se muito sobre reciclagem e upcycling, mas muitas pessoas confundem os termos por desconhecimento. Com tantas coisas a acontecer ao mesmo tempo e com toda a evolução tecnológica que estamos a vivenciar, é normal que percamos alguma tecnicidade, mas não te preocupes, é para isso que estamos aqui.
No blog de hoje vamos falar sobre as diferenças entre esses dois termos e vamos dar algumas ideias para possas ser criativo e prolongar a vida útil de muitos objetos que tens certamente em desuso no teu Bluespace.
Upcycling é um termo que significa reciclagem criativa. A principal diferença entre upcycling e reciclagem é que esta última é um processo em que o objeto/resíduo é transformado num novo material com o qual um novo objeto será posteriormente produzido.
Já o upcycling é um processo no qual um novo produto é criado por meio de técnicas criativas envolvendo um objeto inicial que perdeu valor. A ideia é valorizar esse objeto usando a imaginação, por isso dizemos que é um processo muito criativo que agrega grande valor a esse desperdício inicial.
Upcycling, mais do que reciclar, consiste em imaginar usos para produtos e materiais existentes e transformá-los em algo novo e original. É um recurso sustentável para reutilizar coisas que temos em casa ou no nosso Bluespace e transformá-las em autênticas obras de arte, com um impacto positivo muito importante para o planeta, pois estamos a reduzir a necessidade de novas matérias-primas e por isso estamos a economizar muitas emissões.
Outra diferença entre estes dois processos é que ao reciclar o resíduo ele perde completamente a forma, enquanto no upcycling acontece o contrário, a origem da peça original é exaltada, e isso dá ainda mais valor ao resultado final.
Muitas pessoas pensam que apenas objetos sem valor ou baratos são usados no upcycling, mas esse pensamento está totalmente errado, já que é possível fazer upcycling com produtos caros e materiais muito exclusivos. A ideia é a mesma, dá um toque criativo e agrega ainda mais valor a esse objeto original.
Aqui no Bluespace, encorajamos-te a teres um olhar criativo para tudo o que guardaste e a pensares que outro uso esses objetos poderiam ter… E acredita, ganham uma segunda vida!
Partilhe esta página